1 de outubro de 2016

Cartaxo mantém dianteira e deve ser reeleito no primeiro turno

O prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD), deverá ser reeleito neste domingo (2), dia em que acontece o primeiro turno das eleições. De acordo com a pesquisa Ibope Inteligência, encomendada pela TV Cabo Branco, ele aparece com 61% das intenções de voto, considerando-se apenas votos válidos, contra 32% de Cida Ramos (PSB), que surge em segundo lugar. O terceiro colocado na consulta é o Professor Charliton (PT), com 4%, seguido de Victor Hugo (Psol), com 3%. Esta é a terceira pesquisa da série e foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

tabela-1

Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estamos calculando apenas os votos válidos. Um candidato a Prefeito é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Ao todo, foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança admitido é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no TRE-PB sob o protocolo Nº PB-01716/2016.

tabela-3

A Televisão Cabo Branco LTDA. encomendou três pesquisas ao Ibope Inteligência para o período que antecede o primeiro turno das eleições. Elas mostraram que o prefeito Luciano Cartaxo oscilou negativamente de uma consulta para a outra, mas sempre mantendo uma vantagem considerável sobre a principal adversária, Cida Ramos. Na primeira pesquisa, em 24 de agosto, ele apareceu com 66% dos votos válidos, foi a 62% na consulta seguinte e agora está com 61%. Cida Ramos tinha 29%, foi a 33% e agora oscilou negativamente, indo para 32%. Charliton tinha 2%, foi a 3% e agora está com 4%. Na sequência, Victor Hugo tinha 3%, oscilou negativamente para 2% e agora está com 3%.

 

Votos totais

Se forem contabilizados os votos brancos, nulos e os indecisos, com modelo similar ao que estávamos adotando para divulgar os resultados anteriormente, na consulta estimulada, o prefeito Luciano Cartaxo aparece com 53% dos votos, contra 27% de Cida Ramos, 3% do Professor Charliton e também 3% de Victor Hugo. Os votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto que não souberam ou preferiram não opinar 6% dos eleitores consultados. A pesquisa mostra uma estabilidade na avaliação do prefeito, enquanto que Cida registrou um crescimento acentuado no primeiro momento e oscilou negativamente na reta final.

tabela-4

 

Segundo turno

O Ibope Inteligência também quis saber do eleitor de João Pessoa em quem eles votariam no caso de um eventual segundo turno. Neste cenário, o prefeito Luciano Cartaxo venceria com 54% dos votos, contra 31% de Cida Ramos. Disseram que votariam branco ou nulo 9% dos eleitores, enquanto que 5% não souberam ou preferiram não opinar.

tabela-5

Rejeição

O quadro de rejeições aos candidatos se manteve novamente estável, sem grandes mudanças. O Professor Charliton oscilou negativamente no quesito e passou a ocupar o primeiro lugar entre os candidatos em quem os eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum. A rejeição dele era de 43% na primeira consulta, caiu para 38% e agora está em 40%. Victor Hugo tinha 46%, foi a 42% e agora se encontra com 38%. Cida Ramos surge em terceiro. Ela tinha 37% de rejeição, foi a 34% na segunda consulta e agora está com 32%. O atual prefeito tinha o nome rejeitado por 25% dos eleitores, oscilou positivamente para 21% e agora está com 20%. Pelo menos 7% dos eleitores disseram votariam em qualquer um e outros 7% não souberam ou preferiram não opinar.

tabela-6

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro 2016.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo
Nº PB-01716/2016.