14 de setembro de 2016

Cartaxo mantém dianteira e venceria as eleições no primeiro turno em João Pessoa

O atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), manteve a dianteira sobre os demais candidatos na segunda pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a TV Cabo Branco, e seria reeleito no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. Ele aparece com 53% das intenções de voto, na estimulada, oscilando positivamente em 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, divulgado em 24 de agosto. A segunda colocada, Cida Ramos (PSB), teve um crescimento de 6 pontos percentuais, sendo citada agora por 29% dos eleitores. Os candidatos Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (PSOL) têm 2% das menções cada um, exatamente o mesmo percentual aferido em agosto. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto oscilaram de 15% para 11% e os que não souberam ou preferiram não opinar eram 6% e agora somam  3%.

votos-totais

Considerando que Luciano Cartaxo tem 53% das intenções de voto, contra 33% da soma das menções aos outros candidatos e 3% de indecisos, a disputa seria decidida já no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 13 de setembro. Ao todo, foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa, contratada pela Televisão Cabo Branco LTDA. foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo nº PB-09606/2016.

Por segmento
A intenção de votar em Luciano Cartaxo oscila positivamente 4 pontos percentuais entre eleitores com menor nível de escolaridade (ensino fundamental), observando-se ainda a tendência de crescimento das intenções de voto no candidato quanto menor é a instrução do entrevistado. Também apresenta maior destaque tanto entre aqueles com renda familiar mensal de 2 a 5 salários mínimos, quanto entre os com renda de até 1 salário mínimo.

As menções a Cida Ramos são maiores entre os eleitores jovens (16 a 24 anos) e aqueles com instrução superior. Em relação a agosto, a candidata cresce 10 pontos percentuais entre os que têm até o ensino fundamental. Já as intenções de voto nos candidatos Professor Charliton e Victor Hugo se mantêm homogêneas entre os segmentos analisados.

Votos válidos
Se forem considerados apenas os votos válidos, o prefeito Luciano Cartaxo teria 62% dos votos, oscilando negativamente 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope Inteligência, em 24 de agosto. Já Cida Ramos apareceria com 33%, oscilando positivamente os mesmos 4 pontos percentuais. O Professor Charliton oscilou de 2% para 3% dos votos válidos, enquanto que Victor Hugo, no sentido contrário, passou de 3% para 2%.

votos-validos

 

Pessedista também venceria em eventual segundo turno

O Ibope Inteligência quis saber dos eleitores em quem eles votariam em um eventual segundo turno. Novamente, o prefeito Luciano Cartaxo aparece na frente, com 54% dos votos, contra 31% de Cida Ramos. Votariam em branco 11% dos eleitores e 4% não souberam ou preferiram não opinar.
Em relação à intenção de voto espontânea, quando não há referência a nomes, Luciano Cartaxo tinha 31% das intenções de votos em agosto e agora aparece com 43%. Já Cida Ramos, que era lembrada por 11% dos eleitores, agora aparece na preferência de 20% deles. Professor Charliton e Victor Hugo, que não foram lembrados em agosto, afora aparecem na preferência de 1% dos eleitores. Outros eram citados por 2% em agosto e agora, com a campanha na rua, o percentual oscilou para 1%. Branco ou nulo passaram de 17% para 18% e os que não souberam ou preferiam não opinar passaram de 38% para 16%.

intencao-de-voto-espontanea

Rejeição
O Ibope Inteligência quis saber dos eleitores em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum. Novamente o candidato do Psol, Victor Hugo, foi o mais rejeitado pelos eleitores, porém, com uma pequena oscilação positiva. A rejeição dele era de 46% em agosto e agora é de 42%. A do Professor Charliton passou de 43% para 38%, enquanto Cida Ramos tinha a antipatia de 37% dos eleitores e esse percentual oscilou agora para 34%. Já o prefeito Luciano Cartaxo tinha 25% de rejeição e agora passa a ter 21%.

rejeicao

Expectativa de vitória
O Ibope Inteligência perguntou aos eleitores, independente da intenção de voto, quem eles achavam que venceria a disputa eleitoral deste ano, em João Pessoa. A expectativa de vitória do prefeito Luciano Cartaxo cresceu de 56%, em agosto, para 65% agora. Cida Ramos tinha 17% e agora soma 21%. Já o Professor Charliton permanece com a confiança de que será eleito para 1% dos eleitores. Victor Hugo, que aparecia como favorito para 1% do eleitorado em agosto, agora aparece com 0%.

expectativa-de-vitoria

Avaliação das gestões
A avaliação positiva da gestão do prefeito Luciano Cartaxo cresceu na atual pesquisa. Ela era considerada boa ou ótima por 45% dos eleitores em agosto e esse percentual subiu para 50%. Os que consideravam regular oscilaram de 41% para 38%. Ruim ou péssimo eram 12% e agora somam 11%. Os que não sabiam avaliar eram 3% na consulta anterior e agora somam 1%.

No quesito aprovação do governo, a avaliação também oscilou positivamente. Os que aprovavam a gestão somavam 64% em agosto e agora são 66%. Os que desaprovam saíram de 28% para 26%. Os que não souberam avaliar saíram de 7% para 8%.

avaliacao-da-administracao-municipal
A avaliação da gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) também melhorou. Ela era considerada boa ou ótima por 61% dos eleitores em agosto e agora eles somam 67%. Consideravam regular 28% dos eleitores e esse percentual, agora, passou para 23%. O percentual dos que achavam a gestão ruim ou péssima oscilou de 8% para 9%. Os que não souberam avaliar permaneceram na casa dos 2%.

estadual

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0565-2 | 2016)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro de 2016.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para
mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há
uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo
Nº PB-09606/2016.