19 de setembro de 2016

No JPB 1ª Edição, Cida Ramos garante a volta do Jampa Digital

cida-ramos

Candidata do PSB foi a primeira sabatina (Foto: reprodução/TC Cabo Branco)

“Temos condições de retomar o projeto Jampa Digital”, revelou nesta segunda-feira (19) a candidata a prefeita de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), em entrevista ao JPB 1ª Edição, da TV Cabo Branco. Sob o comando do apresentador Bruno Sakaue, que esteve ao lado do comentarista político Laerte Cerqueira, a socialista falou também sobre saúde, educação, classificou de factoides as acusações de nepotismo e prometeu implantar a meia tarifa de ônibus, aos domingos.

Projetos abandonados pelo PSB

Questionada sobre projetos apresentados pela gestão do PSB, na época em que o governador Ricardo Coutinho era prefeito, como o Jampa Digital, Moradouro e Parque Cuiá, Cida Ramos se comprometeu, ao menos, a dar continuidade ao projeto que pretendia levar internet gratuita nas praias e algumas praças da capital. “Vamos fazer com que as estações digitais passem a funcionar em João Pessoa”, reiterou. Com relação ao Cuiá, a candidata disse que pretende ir além do Parque e fazer uma ação mais ampla na localidade.

PSF à noite

Uma da propostas de Cida Ramos é manter os Postos de Saúde da Família (PSF) abertos no período da noite, inclusive aos finais de semana e feriados e foi questionada se ela teria um levantamento orçamentário para a empreitada. A socialista disse que quer reestruturar o sistema de atenção básica e se comprometeu a ampliar o atendimento nos cinco distritos sanitários. “Isso custa em torno de R$ 4 milhões mês. Uma prefeitura que tem o orçamento de R$ 2 bilhões, se ele não puder ofertar um serviço como este à população é de se estranhar”, indagou.

Denúncia de nepotismo

Cida Ramos falou sobre a manutenção da sua irmã na Secretaria de Desenvolvimento Humano, no período em que foi comandou a pasta, mas acabou deixando transparecer que não havia rigor na concessão de diárias a outros servidores ao afirmar que apenas a sua irmão passar pelo rigor de justificar as viagens à trabalho. “Cheguei na Secretaria em 2011 e a minha irmã já era prestadora de serviço desde 2007. A minha irmã nunca recebeu um centavo de gratificação, até as diárias eram extremamente controladas, Para nenhum servidor era necessário fazer uma justificativa, para ela era quando ela ia com os idosos. O que se tentou fazer foi me medir com o atual gestor”, afirmou, reiterando que é radicalmente contra nepotismo na gestão pública.

Apropriação de obras federais

Ao ser questionada se não estaria enganando os eleitores, prometendo como ação de mobilidade uma nova facha na BR-230, obra do governo federal, Cida Ramos disse que não agiu com enganação e afirmou que apenas disse que recursos para o projeto haviam sido conquistados pelo seu vice, Wilson Filho (PTB), através de emenda parlamentar.

Habilitação social “eleitoreira”

Cida rebate denúncias (foto: reprodução/TV Cabo Branco)

Cida rebate denúncias (foto: reprodução/TV Cabo Branco)

O jornalista Laerte Cerqueira questionou a socialista sobre o lançamento da Habilitação Social apenas em anos de eleições (2012, 2014 e 2016), se isso não seria uma estratégia eleitoreira para tentar garantir votos. Cida Ramos disse que o ciclo do projeto gira em torno de dois anos. “O deste ano foi lançado bem antes da minha candidatura”, completou.

Mais escolas

Investir nas escolas já construídas ao invés de prometer mais escolas foi outra das perguntas feitas pela equipe do JPB 1ª Edição. Cida Ramos cobrou a conclusão mais escolas em tempo integral. Segundo ela, o governo federal enviou recursos para construção de cinco, mas só foi entregue uma e outra ainda está para ser entregue de forma incompleta. “Não somos contra ar condicionados, mas que isso vire uma política de educação. Isso faz parte do dia a dia da escola”, disse.

Acessibilidade

A candidata disse que sua candidatura é simbólica e que pretende transformar João Pessoa, caso seja eleita, na cidade com maior acessibilidade do Brasil. Uma das propostas apresentadas por ela é focada no turismo acessível e voltado para os cadeirantes vítimas de evasão escolar por falta de condições de se locomoverem para a escola.

Transporte Público

Além de ter planos de restruturar a frota de transporte, Cida Ramos se comprometeu a implantar a meia tarifa aos domingos para garantir o lazer da população que mora longe do Centro. “Também quero reduzir a passagem, que eu considero cara. Vamos estudar assim que chegarmos lá, mas uma coisa é certa: vou baixar as tarifas aos domingos”, assegurou.

Novas entrevistas

As entrevistas seguem nesta terça-feira (20), com sabatina ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição. Na quarta-feira (21) é a vez do candidato do PSOL, Victor Hugo. O Professor Charliton (PT) encerra a rodada na quinta-feira (22).

Debate na TV Cabo Branco

No dia 29 de setembro, os candidatos ficarão frente a frente no tradicional debate das TVs Cabo Branco e Paraíba. Será o último e decisivo confronto de ideias antes das eleições, que acontecerão no dia 2 de outubro. Na capital, o mediador será o jornalista Fábio William (Globo Brasília). Caso haja segundo turno, um novo embate está marcado para o dia 28 de outubro.