26 de setembro de 2016

TRE-PB aprova tropas federais para Sousa e outras oito cidades do Sertão

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (26), solicitação de tropas federais para Sousa e outras oito cidades do Sertão paraibano, devido a insegurança dos eleitores no dia da eleições. Além de Sousa, também deve contar com reforço do Exército, as cidades de Marizópolis, Lastro, Aparecida, Santa Cruz, Nazarezinho, Vieirópolis, São Francisco e São José da Lagoa Tapada.

A solicitação foi feita pelos juízes da 35ª e da 63ª Zonas Eleitorais de Sousa, Renan do Valle Melo Marques e Anderley Ferreira Marques, devido ao histórico de ocorrências registradas durante a campanha eleitoral deste ano, dentre elas um agressão a um candidato a prefeito de Lastro em sua residência, arremesso de bomba em uma casa de um militante político com princípio de incêndio, disparos de armas de fogo contra um coordenador de campanha e alvejamento de armas de fogo contra a residência contra um candidato a prefeito de Sousa.

Além desse fato, o relator do pedido, juiz Emiliano Zapata, também destacou para fundamentar o voto favorável o acirramento da disputa e a sensação de segurança nas cidades. “Os juízes também trazem dados concretos do contingente da Polícia Militar, mencionando que o Batalhão que atende ficam em Pombal, são 229 para 14 municípios, nos quais 31 direcionados a sousa e com turnos de revezamento, o que demonstra que é um contingente pequeno”, fundamentou.

A solicitação segue agora para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).