2 de outubro de 2016

Urnas de 60 municípios da Paraíba foram trocadas por defeito

O terceiro boletim emitido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI ) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) apontou que 112 urnas em 60 municípios apresentaram problemas e precisaram ser substituídas na Paraíba, de um total de de 9.809 urnas (1,14%). Os dados foram apurados até às 16h30. A maioria das falhas foram constatadas em João Pessoa, com 22 urnas trocadas pelos técnicos da Justiça Eleitoral.

O segundo município com o maior número de urnas substituídas foi Bayeux, com 11 urnas, e quatro em Queimadas, seguidas por Campina Grande, Belém, Sapé e Sobrado, com três cada; além de apenas duas em Alagoa Nova, Caaporã, Boqueirão, Conde, Guarabira, Itaporanga, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Serra Branca e Sumé.

Registraram substituição de uma urna as cidades de Algodão de Jandaíra, Alhandra, Tavares, Aparecida, Araçagi, Areia, Aroeiras, Bananeiras, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Camalaú, Casserengue, Congo, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Cuitegi, Emas, Itapororoca, Juripiranga, Juru, Marcação, Mataraca, Monteiro, Nova Palmeira, Parari, Patos, Pedra Branca, Pedro Régis, Picuí, Pirpirituba, Puxinanã, Remígio, Rio Tinto, Santa Teresinha, São João do Tigre, São José de Piranhas, São José do Sabugi, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Vicente do Seridó, Sertãozinho, Solânea e Teixeira.

O secretário da STI do TRE-PB, George Cavalcanti, informou que o número é praticamente o definitivo. “Todas as urnas que são substituídas são informadas ao nosso helpdesk aqui na sede do TRE”, informou.

Bezerra lembrou que em 2012, a melhor eleição que o TRE-PB já fez, foram substituídas 147 urnas em um universo de 9.017 seções. Em 2016 foram 112 em um universo de 9.802 Seções Eleitorais.