21 de setembro de 2016

Zenóbio e Fátima são alvo de Aije por doação ilegal de combustível

fatima-paulino-e-zenobio-toscano

Fátima Paulino e Zenóbio Toscano (foto: divulgação)

A promotora da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, ajuizou, nesta terça-feira (20), duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra os candidatos a prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB) e Maria de Fátima Paulino (PMDB), além de seus vice e candidatos das coligações por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio pela distribuição de combustíveis para eleitores.

Na ação ajuizada contra a coligação ‘Pela Vitória do Trabalho’, Zenóbio Toscano, seu vice Marcus Diogo de Lima (PSDB) e o candidato a vereador Luciano Procópio (PPS) são acusados de doação ilegal de combustíveis participação de uma carreata que ocorreu no dia 21 de agosto. Conforme a denúncia, Procópio coordenou a distribuição do combustível no Posto Opção. Cerca de 50 veículos, de pessoas vestidas de amarelo, a cor da campanha tucana, passaram pelo local, conforme relatos de testemunhas.

No caso de Fátima Paulino, a doação ilegal de combustível ocorreu para a realização de uma carreata no dia 28 de agosto. No dia, segundo testemunhas ouvidas pela promotoria, o Posto foi tomado por diversos carros e motos, com pessoas vestindo roupas vermelhas, a cor da campanha da peemedebista.
Nos dois casos, o Ministério Público pede a cassação do registro ou o diploma dos representados, bem assim, aplicação de multa.

Pardal

As denúncias foram formuladas por meio do dispositivo Pardal, sistema online de denúncias eleitorais, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. A promotora eleitoral Andréa Bezerra lembra que os eleitores têm à sua disposição uma importante ferramenta para denunciar irregularidades cometidas por candidatos durante a campanha eleitoral, que é o aplicativo Pardal. O anonimato do eleitor responsável pela queixa sempre é mantido. Disponível na App Store e na Google Play, o Pardal também pode ser acessado no próprio site do TRE.